Quem sou eu

Escritor,roteirista e pesquisador da história e cultura pantaneira, recebeu vários e importantes prêmios literários, entre os quais o “Brasília de Ficção”, com o romance “Raízes do Pantanal”. O conto, “Nessa poeira não vem mais seu pai”, ficou como finalista entre 967 concorrentes do Concurso Guimarães Rosa, promovido pela “Radio Françe Internationale” em Paris. O mesmo conto transformou-se numa peça de teatro produzida pelo Grupo Teatral Minas da Imaginação e, roteirizado pelo próprio Autor, num curta metragem infanto-juvenil, “A poeira”, atualmente exibido no Programa Curta-Criança 3 da TV-Brasil do Rio de Janeiro. O Conto "O caso de Joanita" foi roteirizado para um média metragem, dirigido e produzido por Reynaldo Paes de Barros. A sua obra é referência em teses monográficas e vem sendo analisada e estudada nas universidades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Tem artigos, crônicas, contos, ensaios publicados em jornais, revistas, sites da Internet e entrevistas dadas a televisões e rádios nacionais e internacionais. Considera-se um ser mais biodegradável do que biografável, pois nasceu em Corumbá,MS, Cidade-Natureza.

quarta-feira, 2 de março de 2011


OBRAS PUBLICADAS DE AUGUSTO CÉSAR PROENÇA


1979 – “SNACK BAR”– Livro de contos – publicado pela Editora Brasileira de Artes Gráficas, Rio de Janeiro, RJ.

1989 – “RAÍZES DO PANTANAL” – Romance – Publicado pela Editora Itatiaia, de Belo Horizonte em regime de coedição com o Ministério da Cultura / Instituto Nacional do Livro / Pró-Leitura.

1993 – “A SESTA” – Conto publicado no livro Contos e Poemas do Brasil, pela Editora Litteris, Rio de Janeiro, RJ.

1993 – “PANTANAL, GENTE, TRADIÇÃO E HISTÓRIA” – Publicado através de um patrocínio do Banco Real.

1993 – “A CONDUÇÃO” – Crônica – Publicada pela Sociedade de Defesa do Pantanal (SODEPAN).

1995 – “PRA QUALQUER LUGAR ...” – Conto – Publicado pela Revista Tey’Ui, Ponta Porã, MS.

1995 – PANTANAL, GENTE, TRADIÇÃO E HISTÓRIA – Ensaio – 2ª Edição – Publicado através de um patrocínio do SEBRAE.

1996 – “NESSA POEIRA NÃO VEM MAIS SEU PAI” – Conto – Publicado pela Revista MS – Cultura, Campo Grande, MS.

1997 – O Conto “NESSA POEIRA NÃO VEM MAIS SEU PAI”, foi adaptado para o teatro pelo Grupo Teatral Minas da Imaginação, Campo Grande, MS.

1997 – ‘PANTANAL, GENTE, TRADIÇÃO E HISTÓRIA – Ensaio – 3ª Edição – Publicado pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS.

2002 – “NÃO MATEM OS JACARÉS” - Conto publicado no livro “TODAS AS ESTAÇÕES”– coletânea de contos e poesias que se destacaram no concurso promovido pelo Banco Real, São Paulo, SP.

2004 – “CORUMBÁ DE TODAS AS GRAÇAS” – Crônicas históricas, publicadas com apoio do Fundo de Incentivos Culturais (FIC )- Gráfica Editora Ruy Barbosa,Campo Grande, MS

2004 – Organizou o livro “MEMÓRIA PANTANEIRA- realização do Sindicato Rural de Corumbá, Gráfica Editora Ruy Barbosa, Campo Grande, MS.

2006 – O Conto “NESSA POEIRA NÃO VEM MAIS SEU PAI” foi roteirizado pelo próprio Autor para um curta metragem, infanto-juvenil, denominado “A POEIRA”, cuja produção, que recebeu recursos do MinC/SAV/TVE-Brasil foi finalizada em 2007 e está sendo exibido no Programa Curta-Criança 3, da TV-Brasil do Rio de Janeiro, RJ.

2009 – “O PRIMEIRO TEATRO DE CORUMBÁ”- Crônica – publicada na Revista Cultura em MS, Campo Grande, MS.

2009 – “RODEIO A CÉU ABERTO” – Crônicas, Contos, Curiosidades – publicado com o apoio do Fundo de Investimentos de Mato Grosso do Sul (FIC).

2010 – O Conto “O CASO DE JOANITA” foi roteirizado para filme de média metragem, produzido em Corumbá e dirigido pelo cineasta Reynaldo Paes de Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário